Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bacopa cochlearia (Huber) L.B.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-11-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica das Restingas do Estado do Ceará, estando sujeita a menos de cinco situações de ameaça; sua EOO foi calculada em 377,02 km², indicando sua distribuição restrita. A prática do turismo na zona costeira do Estado de ocorrência é bastante intensa, causando declínio na AOO, EOO e na qualidade do hábitat da espécie. Por esses motivos, foi considerada "Em perigo" (EN). Recomendam-se estudos populacionais a fim de verificar o estado de conservação das subpopulações da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bacopa cochlearia (Huber) L.B.Sm.;

Família: Plantaginaceae

Sinônimos:

  • > Herpestis cochlearia ;
  • > Maeviella cochlearia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Contr. Gray Herb. 117: 38. 1937. Distingui-se das demais espécies do gênero por apresentar cálice com sépala dorsal com ápice cocleariforme (Souza; Giulietti, 2009).

Distribuição

Endêmica do Estado do Ceará (Souza, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, de 5-20 cm de altura, eretas, aquáticas, terrícolas(Souza, 2012; Souza; Giulietti, 2009).

Ameaças

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes Espécie endêmica de área de dunas em local intensamente ocupado pelo Homem (Castro, com. pess.).

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Como advento do Complexo Portuário e Industrial do Pecém é esperado um aumentodemográfico e de fluxo de transportes bastante significativo para a área doCauípe intensificando cada vez mais a pressão exercida pelas atividades humanasna área. Essa situação pode facilitar a dispersão de espécies, acidental ouintencionalmente, aumentando a suscetibilidade do ambiente à bioinvasão(Araújo, 2011).

6.3 Water pollution
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Algumasdas lagoas situadas na região da APA do Cauípe têm sofrido modificações nassuas condições naturais, ocasionadas, principalmente, pelas atividadesantrópicas associadas ao uso e ocupação inadequados do solo, que de uma maneiraou outra, se refletem sobre os recursos hídricos. Algumas das modificações sãocausadas pelo assoreamento de suas margens, resultante do desmatamento paraconstrução de estradas, residências e atividades agrícolas. A prática doturismo na zona costeira faz com que os recursos hídricos ali existentes,recebam uma maior carga de resíduos orgânicos e inorgânicos que se intensificamnos períodos de férias e feriados prolongados. O lançamento desses resíduospode ocasionar profundas modificações no manancial, refletindo-se sobre a florae fauna aquática, podendo levar a um desequilíbrio no escossistema (Quieroz, 2003).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Observações: Ocorre em unidade de conservação (SNUC): Área de Proteção Ambiental do Cauípe, no estado do Ceará (CNCFlora, 2012).

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada uma espécie "Deficiente de dados" (DD) paraa avaliação de risco de extinção.

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SOUZA, V.C. Bacopa cochlearia in Bacopa (Plantaginaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil., Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB021057>.

- SOUZA, V.C.; GIULIETTI, A.M. Levantamento das espécies de Scrophulariaceae sensu latu nativas do Brasil., Pesquisas Botânica, São Leopoldo, n.60, p.7-288, 2009.

- ARAÚJO, T.M.S. Plantas Exóticas na APA do Lagamar do Cauípe-CE. Mestrado. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2011.

- QUEIROZ, A.M. Caracterização limnológica do Lagamar do Cauípe - Planície costeira do município de Caucaia-CE. Mestrado. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003.

Como citar

CNCFlora. Bacopa cochlearia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bacopa cochlearia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/11/2012 - 16:54:26