Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ditassa laevis Mart. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de liana, encontrada em formações campestres do Cerrado, como Campos Rupestres e Cangas. Tem distribuição restrita, com EOO de 1.308,67 km² e AOO de 12 km². Está sujeita a três situações de ameaça, nos municípios de Ouro Preto, Barão de Cocais e Caeté (Serra da Piedade), onde foi coletada poucas vezes entre 1970 e 1987. Está ameaçada pela perda de habitat em decorrência de desmatamentos e incêndios, favorecidos pela alteração de uso do solo em torno das serras, como desmatamento e criação de gado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ditassa laevis Mart.;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

Frequência de ocorrência: esparsa/rara (Biodiversitas, 2005). A baixa frequenica de coleta, especialmente nos últimos anos, sugere declínio populacional, por perda de área de ocorrência e da qualidade do habitat (Rapini, com. pess.).

Distribuição

Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" na Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004556>.

- RAPINI, A.; FONTELLA, J.P. Apocynaceae (Asclepiadoideae). Plantas da Floresta Atlântica, p. 132-140, 2009.

- KONNO, T. U. P. Ditassa R.Br. (Apocynaceae: Asclepiadoideae) no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2005.

- SANTOS, L. M. D. Restauração De Campos Ferruginosos Mediante Resgate De Flora E Uso De Topsoil No Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Tese de Doutorado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- RAPINI, A. Comunicação pessoal do especialista Alessandro Rapini para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

Como citar

CNCFlora. Ditassa laevis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ditassa laevis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 12:25:18