Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hemipogon piranii (Fontella) Rapini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea escandente, rara, encontrada nos Campos Rupestres do Estado de Minas Gerais. Tem distribuição restrita, com EOO de 64,19 km² e AOO de 20 km². Está sujeita a uma única situação de ameaça na porção oeste da Serra do Cipó, no município de Santana do Pirapama. Tem registradas ocorrências entre 1982 e 2007, parte dessas em fazendas, em locais próximos a estradas ou em áreas não protegidas. É ameaçada pelo declínio na extensão de ocorrência, área de ocupação e qualidade do habitat em decorrência do uso e da ocupação do solo, do desmatamento e dos incêndios.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Morilloa piranii (Fontella) Fontella, Goes & S.A.Cáceres;

Família: Apocynaceae

Sinônimos:

  • > Hemipogon piranii ;
  • > Astephanus piranii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Erva escandente, glabra ou quase. Folhas lineares. Flores com corola alva, urceolada. H. piranii não se distingue externamente de H. carassensis. No entatno, adaxialmente, a corola possui indumento distinto e as asas das anteras e os polinários desta espécie são mais parecidos àqueles encontrados em H. lutens (Rapini et al., 2001).

Distribuição

Ocorre no Estado de Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011), no município de Santana de Pirapama. Planta rara (Rapini et al., 2009).

Ecologia

Erva escandente (Rapini et al., 2001). Cerrado (Koch; Rapini, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de Dados" (DD) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004614>.

- RAPINI, A.; SILVA, R.F. DE S.; SAMPAIO, L.N.P.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Apocynaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- RAPINI, A.; MELLO-SILVA, R.; KAWASAKI, M. L. ASCLEPIADOIDEAE (APOCYNACEAE) DA CADEIA DO ESPINHAÇO DE MINAS GERAIS, BRASIL. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 19, p. 55-169, 2001.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Hemipogon piranii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hemipogon piranii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 12:33:40