Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ipomoea cavalcantei D.F.Austin EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B1ab(iii,iv)

Avaliador: Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de distribuição restrita é endêmica da região da Serra dos Carajás-Serra Norte, cuja vegetação nativa vem sendo sistematicamente destruída pela extração de minério de ferro. Embora haja o registro da espécie para uma unidade de conservação (SNUC), a Floresta Nacional de Carajás, onde é citada como de alta frequência, isso por si só não garante a permanência das suas subpopulações. Portanto, há um claro declínio na EOO, AOO, qualidade do hábitat e no número de subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ipomoea cavalcantei D.F.Austin;

Família: Convolvulaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie endêmica, muito distinta das demais (Bianchini, com. pessoal).

Potêncial valor econômico

A espécie possui grande potencial ornamental (Bianchini, com. pessoal).

Distribuição

Ocorre no Pará (Bianchini et al., 2012).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Os campos rupestres ferruginosos da Serra deCarajás vêm sendo irreversivelmente destruídos devido à intensa atividademineradora que explora o minério de ferro dos afloramentos hematíticos (Jacobiet al., 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará (COEMA-PA, 2007)

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- BIANCHINI, R.S.; FERREIRA, P.P.A.; PASTORE, M. Convolvulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000093>.

- JACOBI, C.M.; CARMO, F.F.; VINCENT, R.C.; STEHMANN, J.R. Plant communities on ironstone outcrops: a diverse and endangered Brazilian ecosystem., Biodiversity and Conservation, v.16, p.2185-2200, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Ipomoea cavalcantei in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ipomoea cavalcantei>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 14:40:31