Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Marsdenia neomanarae Morillo EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-02-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Alessandro Rapini


Justificativa

Espécie endêmica do Cerrado do estado de Goiás (Koch et al., 2014), onde ocorre nos municípios de São João d’Aliança e no Distrito Federal (Rapini et al., 2009). Possui EOO de 524,4 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando seus municípios de ocorrência. Suspeita-se que sofra com o declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat, em decorrência das ameaças incidentes em sua área de distribuição, como a mineração e a pecuária (Lima & Barreira, 2002), e também pelo crescimento urbano (Carvalho & Romero, 2013). Torna-se necessária, portanto, a formação de maiores conhecimentos sobre a espécie, além de um aumento no esforço amostral para melhor entendimento de sua real distribuição geográfica, além da contenção e do monitoramento das ameaças, a fim de permitir uma efetiva medida de conservação para o táxon na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Marsdenia neomanarae Morillo;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Ernstia no. 43: 21, fig. 1987.

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil (Koch et al., 2013), ocorrendo no estado de Goiás, no município de São João d’Aliança e no Distrito Federal, limite norte da Lagoa do Paranoá (Rapini et al., 2009). Coletada entre com 875 m (H.S. Irwin 25248) e 1.000 m de altitude (Fontella-Pereira et al., 2004).

Ecologia

Subarbusto volúvel, glabro de folhas lanceoladas, com flores de corola alaranjada ou roxo-esverdeada (Fontella-Pereira et al., 2004) de ocorrência no Cerrado (Koch et al., 2013).

Ameaças

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A Região de São João d’Aliança, GO, foi uma grande exploradora de Manganês até meados dos anos 90, e ainda é possível encontrar alguns pontos de extração no município (Lima & Barreira, 2002).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Atualmente, a pecuária extensiva é uma atividade em franca expansão na região de São João D´Aliança, com utilização crescente de pastagens plantadas, incorporadas progressivamente de áreas florestais e savânicas bem como de áreas agrícolas, principalmente de lavouras de subsistência (Lima & Barreira, 2002).

1.1 Housing & urban areas
Incidência local
Severidade high
Detalhes O crescimento urbano desordenado de Brasília é uma ameaça constante para a conservação da biodiversidade local (Carvalho & Romero, 2013).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A.; KINOSHITA, L.S.; SIMÕES, A.O.; SPINA, A.P. 2013. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB26640)

- RAPINI, A.; SOUZA SILVA, R.F. DE; SAMPAIO, L.N.P. Apocynaceae In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Ana Maria Giulietti ... [et al.]. – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009

- CARVALHO, E.A. & ROMERO, M.A.B. 2013. A insustentabilidade do desenvolvimento urbano das capitais brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.

- LIMA, E.M. & BARREIRA, C.C.M.A. 2002. Caracterização geoambiental e econômico visando subsidiar as ações de planejamento e gestão no nordeste goiano. XIII Encontro Nacional de Geógrafos. João Pessoa.

Como citar

CNCFlora. Marsdenia neomanarae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Marsdenia neomanarae>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 13/11/2014 - 19:46:19