Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Minaria monocoronata (Rapini) T.U.P.Konno & Rapini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea ou subarbustiva, rara e com distribuição restrita, encontrada sobre solos ferrugíneos, em áreas de Campos Rupestres ou Canga, ao sul da Cadeia doEspinhaço. Está sujeita a uma única situação de ameaça, no quadrilátero ferrífero, no Estado de Minas Gerais. Sua área de ocupação histórica é de 8 km². A mineração tem longo histórico de atividade na região e causa declínio de extensão de ocorrência, área de ocupação e perda de área de habitat. Em uma das duas localidade conhecidas, a Serra do Rola-Moça, a espécie não era coletada desde a década de1960, tendo sido encontrada em 2012 em área protegida porém susceptível ao fogo, próxima de áreas urbanizadas. É improvável que ainda exista na Serra do Itabirito, a outra localidade conhecida da espécie, devido àintensa atividade de mineração.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Minaria monocoronata (Rapini) T.U.P.Konno & Rapini;

Família: Apocynaceae

Sinônimos:

  • > Ditassa monocoronata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Erva com cerca de 10 cm de altura a subarbusto decumbente, pubescente. Folhas ovadas a lanceoladas, cimbiformes, patentes, esparsamente ciliadas. Flores com corola alva ou creme-acastanhada (Rapini et al., 2009).

Distribuição

Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011). Planta rara, ocorre sobre solos ferrugíneos, no sul da Cadeia do Espinhaço. Não era recoletada na Serra do Rola-Moça desde o início da década de 1960, tendo sido encontrada em 2012, em área protegida, porém susceptível ao fogo e próxima a áreas urbanizadas (Rapini com. pess.). Apesar de duas coletas relativamente recentes (1994 e 2004) em Itabirito, encontra-se provavelmente extinta naquela localidade devido à mineração (Rapini et al., 2009).

Ecologia

Erva com cerca de 10 cm de altura a subarbusto decumbente (Rapini et al., 2009).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004714>.

- RAPINI, A.; SILVA, R.F. DE S.; SAMPAIO, L.N.P.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Apocynaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- SANTOS, L. M. D. Restauração de Campos Ferruginosos Mediante Resgate de Flora e Uso de Topsoil no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Instituto de Ciências Biológicas; Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- KONNO, T. U. P. Sistemática e Filogenia do Gênero Minaria T.U.P.Konno & Rapini (Apocynaceae - Asclepiadoideae). Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2005.

- RAPINI, A. Comunicação pessoal do especialista Alessandro Rapini para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Minaria monocoronata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Minaria monocoronata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 13:18:43