Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oxypetalum dusenii Malme EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbustiva de formações campestres do Estado doParaná. Distribuição restrita a uma EOO de 4.919 km² e 32 km² de AOO. Encontra-se em duas situações de ameaça: a região metropolitana dos municípios de Curitiba e Ponta Grossa. As coletas da espécie foram realizadas entre 1903 a 1999, com baixa frequência ao longo das décadas. É ameaçada pelo declínio na extensão de ocorrência, área de ocupação e perda de área e da qualidade do habitat em decorrência do crescimento demográfico de região metropolitana, por atividades ligadas à infraestrutura de desenvolvimento e às atividades de agropecuária e silvicultura.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxypetalum dusenii Malme;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Paraná (Koch; Rapini, 2011).

Ecologia

Subarbusto campestre

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Rara" pela Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004741>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 516 p.

Como citar

CNCFlora. Oxypetalum dusenii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oxypetalum dusenii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 12:46:40