Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Philodendron vargealtense Sakur. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-03-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

As categorias de ameaça nãosão aplicáveis para esse espécie uma vez que a espécie é de ampla distribuiçãoe não apresenta ameaças diretas ou uso. Portanto foi considerada "Menos preocupante" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Philodendron vargealtense Sakur.;

Família: Araceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Diferencia-se de P. myrmercophilum por ter mais de um óvulo por lóculo e pedúnculo pequeno (Sakuragui et al., 2005).

Distribuição

A espécie é encontrada nos Estados de São Paulo, Espírito Santo (Sakuragui et al., 2012) e Minas Gerais (CNCFlora, 2011).Em Vargem Alta, ES, a espécie foi encontrada em altitude entre 700 e 850 m (CNCFlora, 2011)

Ecologia

A espécie foi encontrada com flores em novembro e término da inflorescência em janeiro. Habita locais úmidos e sombreados como encosta de montanhas (Sakuragui; Mayo; Zappi, 2005).Tem hábito epífita e hemiepífita, com síndrome de dispersão endozoocoria e síndrome de polinização entomofilia (Breier, 2005)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes No Espírito Santo, o café é uma das principais fontes de receitas e foi uma das principais causas de destruição florestal. Nos anos 60, com a queda nos preços dessa cultura, a criação de gado surgiu como alternativa, provocando novo e extenso desmatamento no Estado. Hoje, as pastagens ocupam cerca de 50% da área anteriormente utilizada para agricultura. A pastagem e o café, junto com a monocultura do eucalipto, substituíram a maioria da área anteriormente coberta por Mata Atlântica. As ameaças da agropecuária tornam os remanescente de Mata Atlântica do Estado limitados as paisagem montanhosa, que torna a exploração difícil e onerosa (CEPF, 2001)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista vermelha daflora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007), na categoria "Criticamente em perigo" (CR).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécies ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Estação Ecológica Vargem Alta, Reserva Natural da Compania Vale do Rio Doce, Reserva de Santa Lucia, ES, Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo, MG, Parque Estadual da Ilha do Cardosoe Parque Estadual Carlos Botelho, SP (CNCFlora, 2011)

Referências

- COELHO, M. A. N.; GONÇALVES, E. G. Asterostigma in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Araceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- SAKURAGUI, C. M.; MAYO, S. J.; ZAPPI, D. C. Taxonomy revision of brasilian species of philodendron section Macrobelium, Kew bulletin, v.60, p.465-513, 2005.

- SAKURAGUI, C. M.; CALAZANS, L. S. B.; SOARES, M. L. Philodendron in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Araceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- CEPF - CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND. Mata atlântica hotspot de biodiversidade. , p. 29, 2001.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- BREIER, T. B. O epifitismo vascular em florestas do sudeste do Brasil. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2005.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Philodendron vargealtense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Philodendron vargealtense>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/03/2012 - 14:03:51