Portal do Governo Brasileiro

Núcleo Sistemas

O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) tem a missão de fornecer, ao Ministério do Meio Ambiente e a outras instâncias do governo brasileiro, informação técnica e científica para nortear decisões políticas relacionadas à conservação da flora brasileira.

Para tanto planejou-se a criação de um sistema de informação para o apoio e habilitação do complexo trabalho a ser desenvolvido, dada a escala da flora do Brasil. Tendo essa escala em vista, um sistema pensando em toda a rede de participação e flora do Brasil poderia também ser escalado a rede e flora mundiais.

Equipe

Diogo Silva é graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Sua experiência está relacionada ao desenvolvimento de portais e aplicações para internet e servidores, a análise e modelagem de sistemas e processos, utilizando tecnologias e ferramentas de código livre (opensource). No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, onde é responsável pela criação e desenvolvimento do portal CNCFlora, desenvolvimento de sistemas, informatização, implementação e gerenciamento de dados e infraestrutura de tecnologia.

Email: diogo@cncflora.net

Eduardo Dalcin é biólogo, doutor em Informática na Biodiversidade pela University of Southampton (2005). É membro do comitê técnico-científico do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) do MCTI; do Grupo Técnico da Flora do Mundo Online, meta da GSPC para 2020; do “Informal Advisory Committee” do “Clearing-House Mechanism” da CBD; do Comitê Executivo da iniciativa “Biodiversity Standards” (TDWG) e ainda do “GBIF Task Force on Accelerating the Discovery of Bio-collections Data”. Participa do Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) como membro o “Task Force on Knowledge and Data”; e representa o JBRJ junto ao PainelBio. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados com: gestão de informação em biodiversidade, governança de dados em biodiversidade, bancos de dados taxonômicos; e qualidade, análise e visualização de dados sobre biodiversidade.
Currículo lattes
Email: edalcin@jbrj.org

Fernanda Wimmer é geógrafa formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2010), com especialização em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ (2011). Sua experiência concentra-se na área de sensoriamento remoto, processamento digital de imagem, geoprocessamento e prospecção de novas geotecnologias. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, participando da gestão da base de dados espaciais, da organização de dados e metadados espaciais, da aferição de precisão e do georreferenciamento dos registros de ocorrência, da elaboração de mapas e da realização de análises espaciais. Fernanda gosta de artes, viajar e beber com os amigos!
Currículo lattes
Email: fernanda@cncflora.net

Humberto Margon é geógrafo, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio (2006), especialista em geoprocessamento e gestão de banco de dados geoespacias. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, participando da gestão da base de dados espaciais que subsidia os processos e análises dos demais Núcleos, da organização de dados e metadados espaciais, da aferição de precisão e do georreferenciamento dos registros de ocorrência, da elaboração de mapas e da prospecção de novas geotecnologias. Humberto ama viajar, aprecia uma boa comida e tem um especial interesse em cervejas artesanais!
Email: humberto@cncflora.net

Ícaro de Carvalho é cientista da computação, formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016). Sua experiência está relacionada ao desenvolvimento web, mobile e em metodologias ágeis. Seu trabalho de conclusão de curso foi em computação gráfica e, atualmente, tem interesse em pesquisar modelos gráficos para visualização de informação/dados que possam atender inúmeras áreas de estudo, não apenas para informática. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, onde é responsável pela criação e desenvolvimento do portal CNCFlora; pelo desenvolvimento de sistemas, informatização, implementação e gerenciamento de dados e infraestrutura de tecnologia. Ícaro também é jogador de rugby e como todo programador, adora um bom café!
Email: icaro@cncflora.net