Portal do Governo Brasileiro

Núcleo Conservação Ex-situ

O Núcleo Conservação Ex Situ é dedicado às plantas ameaçadas da flora brasileira e atua a partir de duas linhas de ação conexas: o aprimoramento e a ampliação das coleções ex situ de espécies ameaçadas e a integração das ações ex situ aos esforços de conservação integrada. Na primeira linha, o foco é em fortalecer as coleções e as instituições que as mantêm. A segunda linha de ação visa a otimização do uso dos recursos e das coleções ex situ para a conservação in situ. O objetivo fundamental do projeto é evitar e reverter os processos de extinção da flora, através da conservação de germoplasma em coleções de plantas cultivadas, bancos de sementes, criopreservação e cultura em vitro, e da reintrodução das espécies em seus ambientes naturais.


Equipe

Daniel Maurenza é biólogo, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007). Sua experiência concentra-se na área de botânica e ecologia, com ênfase em conservação e em ecofisiologia, estresse fisiológico, germinação e estabelecimento de plântulas. No CNCFlora divide a sua função de analista entre os Núcleos Planejamento de Ações e Conservação Ex Situ, participando de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável por organizar e planejar as expedições à campo. Daniel adora fazer trilhas e tomar cerveja com os amigos!
Currículo lattes
Email: dmaurenza@cncflora.net

Maria Lúcia Moreira Nova da Costa é engenheira florestal, doutora em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2014). É servidora na função de Tecnologista Senior III do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a conservação, ao fortalecimento de jardins botânicos e a espécies ameaçadas. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora substituta e coordenadora do Núcleo Conservação Ex Situ, onde participa dos processos de elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, de organização de livros, redação de artigos científicos e documentos técnicos. Maria Lúcia adora viajar, reunir amigos, dançar, fazer artesanato, programas ao ar livre e um monte de outras coisas!
Currículo lattes
Email: lucianova@gmail.com

Tamar Bajgielman é bióloga, doutora em Antropologia pela University of Kent (2005) com pós-doutorado pelo Museu Nacional - UFRJ. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a área de antropologia ambiental, com ênfase em ecologia política, etnoecologia, conservação e manejo de recursos naturais, pesca artesanal, agricultura, propriedade coletiva e acesso a recursos produtivos. No CNCFlora é pesquisadora colaboradora do Núcleo Conservação Ex Situ, onde participa dos processos de elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, de organização de livros, redação de artigos científicos e documentos técnicos. Tamar adora ler, meditar, fazer cerâmica e estar em contato com plantas e bichos silvestres!
Currículo lattes
Email: tamar.rio@gmail.com