Portal do Governo Brasileiro

Núcleo Lista Vermelha

Dentre as atribuições do CNCFlora está a de avaliar o risco de extinção de espécies da flora do Brasil, até o ano de 2020, para atender a meta 2 da “Estratégia Global de Conservação de Plantas”. Listas vermelhas constituem uma ferramenta importante para a priorização de investimentos na conservação de espécies e também demandam muitos recursos para sua construção e atualização .

Esta importante tarefa é executada pelo “Núcleo Lista Vermelha”, que conta com uma equipe composta por profissionais formados em diferentes áreas ligadas às ciências da natureza, e treinados no uso dos critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza. Além destes, o projeto atua em colaboração com uma rede de especialistas colaboradores, que validam as análises realizadas pela equipe e contribuem para a consistência das avaliações de risco de extinção.

O fluxo de trabalho adotado pela equipe, conta com um sistema de informações online, desenvolvido especificamente para o processo de avaliação de risco de extinção possui três etapas básicas:

A etapa de “Análise de dados”, onde ocorre a compilação dos dados das espécies, no perfil on-line de cada uma. São levantadas informações sobre a biologia,ecologia e distribuição de cada espécie, além de dados de ameaças e ações de conservação. Em seguida, durante a etapa de “Validação” os dados passam pelo importante crivo da rede de especialistas colaboradores acessam e revisam as informações inseridas pela equipe do Núcleo Lista Vermelha. Feito isso, estas informações são revisadas pelos analistas do Núcleo Lista Vermelha, que incorporam todas as alterações indicadas pelos especialistas.

Com o conhecimento gerado, inicia-se o processo de “Avaliação de risco de extinção” das espécies, seguindo o sistema de categorias e critérios (versão 3.1) estabelecidos pela IUCN. Durante essa etapa, as espécies são categorizadas em uma das categorias de risco de extinção:


Quando as avaliações são concluídas elas são disponibilizadas novamente aos especialistas colaboradores, que podem enviar críticas e sugestões a respeito das avaliações realizadas. Posteriormente, as avaliações são publicadas no portal e enviadas ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável pela elaboração da Lista Oficial de Plantas Ameaçadas do Brasil.

Fluxo de trabalho

Consolidação Taxonomica
Analise de Dados
Validação de Dados
Revisão


Avaliação de Risco
Comentários
Publicação do Livro Vermelho
Envio Das Avaliações ao MMA

Equipe

Caio Baez Gomes é biólogo, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2015). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em inventários florísticos e fitossociológicos da flora de campos de altitude e de florestas altomontanas do estado do Rio de Janeiro. No CNCFlora divide a sua função de analista entre os Núcleos Lista Vermelha e Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável por organizar e planejar as expedições à campo e pela coleta e determinação do material botânico. Caio adora fazer trilhas, subir montanhas, andar de bicicleta e mergulhar!
Currículo lattes
Email: caiobg@cncflora.net

Lucas Moraes é biólogo (bacharel em Genética), mestrando em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Sua experiência concentra-se nas áreas de evolução molecular, filogenética, filogeografia, fotografia e edição de imagens. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é curador do banco de imagens e responsável pelos registros fotográficos durante as oficinas, reuniões e expedições à campo. Lucas adora fotografar, tomar cerveja e falar sobre os grandes mistérios da humanidade!
Currículo lattes
Email: lucasmoraes@cncflora.net

Marta Moraes é bióloga (bacharel em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1985). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em taxonomia de Orchidaceae, na coordenação do orquidário, da coleção viva de orquídeas e da coleção em meio líquido do Herbário RB do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo e é curadora do banco de imagens. Martinha adora cantar e andar no mato!
Currículo lattes
Email: marta@cncflora.net

Patrícia da Rosa é bióloga, mestre em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2015). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em taxonomia e sistemática de Melastomataceae, em florística de vegetação campestre do Pampa e da Mata Atlântica. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ela ainda é responsável por organizar e planejar as visitas aos herbários, as expedições à campo e pela coleta e determinação do material botânico. Patrícia adora ouvir samba e música popular brasileira, praticar Yoga e natação, andar de bicicleta, viajar e ir à campo!
Currículo lattes
Email: patricia@cncflora.net

Raquel Negrão é bióloga, doutora em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Sua experiência concentra-se nas áreas de botânica e ecologia, com ênfase em ecologia de populações e comunidades, em efeito de transições artificiais e em conservação da biodiversidade. No CNCFlora é analista e coordenadora substituta do Núcleo Lista Vermelha, onde participa de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo e é responsável pela avaliação de risco de extinção e por conduzir a análise de dados das espécies novas junto com os botânicos taxonomistas. Raquel é poeta (adora haicais), adora dias quentes e ensolarados, correr, ir à praia e falar da vida, de música, arte e política com os amigos!
Currículo lattes
Email: raquel@cncflora.net

Rodrigo Amaro é biólogo, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012). Sua experiência está relacionada a temas interdisciplinares, como gestão ambiental, planejamento socioambiental, educação e recuperação ambiental, conservação de espécies ameaçadas e botânica. No CNCFlora desempenha a função de coordenador do Núcleo Lista Vermelha e participa de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da elaboração de projetos para a conservação da flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Rodrigo é ciclista, professor de Yoga e meditação e adora a culinária vegetariana!
Currículo lattes
Email: rodrigo@cncflora.net